Controladoria Geral do Estado participa de reunião para reestruturar o controle interno da Fundação Saúde

No dia 18 de julho, a Controladoria Geral do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Saúde se reuniram para conhecimento do plano de ação elaborado pelo Grupo de Trabalho Integrado (GT), composto por integrantes da SES, FSERJ e CGE - em forma de consultoria – que tem como objeto aperfeiçoar os processos de controle e gestão de riscos e remodelagem da estrutura de controle interno da Fundação.

Na oportunidade, o Controlador Geral do Estado, Demétrio Farah, destacou a importância da CGE como fomentador central das ações de transparência, integridade e melhoria dos controles, destacando a aproximação com os gestores dos órgãos e entidades em prol de uma gestão pública mais eficiente.

O objetivo principal do Plano é melhorar a eficiência na fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, garantindo uma gestão mais transparente e eficaz. Além de promover a reestruturação do controle interno, serão implementados atos normativos que definirão as atribuições de cada setor, além da criação de um regimento interno que guiará todas as atividades.

Ao final, após a apresentação dos resultados do GT, o Auditor Geral do Estado, Cid do Carmo Junior, destacou a importância das ações de consultoria que devem abordar assuntos estratégicos da gestão, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos, e ser condizentes com os valores, as estratégias e os objetivos da unidade examinada.

Essas medidas são instrumentos agregadores para que a Fundação Saúde promova uma administração que assegure a prestação de serviços de saúde de alta qualidade, atendendo plenamente às necessidades da população.


1 curtida