A Auditoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – AGE reuniu-se, no dia 11 de julho, com o objetivo de apresentar os resultados do 1º e 2º trimestres de 2024. O evento contou com as apresentações dos oito superintendentes, cada um destacando a atuação e as iniciativas das suas respectivas áreas.
Durante o evento, foram abordados temas como a análise qualitativa do desempenho das superintendências, a elaboração de relatórios de contas de governo, a análise dos dados de obrigações assessórias e a redução do estoque de tomadas de contas. Também foram discutidas auditorias diversas, nas quais as superintendências demonstraram dados quantitativos, as entregas à sociedade e as ações das auditorias preventivas, que visam evitar danos ao erário. Assim, ficou evidente a importância do monitoramento das recomendações aos auditados.
O encontro destacou ainda a importância da integridade dos dados e a necessidade de desenvolvimento contínuo de metodologias de auditoria. Além disso, foram debatidos compromissos futuros como a implementação de políticas de gestão de risco e a melhoria dos sistemas de controle interno da AGE.
O Auditor-Geral, Cid do Carmo, enfatizou a importância do encontro para alinhar as equipes às atividades da AGE, destacando o papel crucial de cada superintendência, membros e estagiários das equipes na execução das responsabilidades institucionais.
Ao final do encontro, todas as superintendências renovaram o compromisso de colaborar ativamente na missão de promover transparência, eficiência e responsabilidade na administração pública através das entregas da AGE. As discussões e apresentações reforçaram a importância do trabalho integrado e da busca contínua por aprimoramento nos processos de controle e fiscalização do estado.